'Seja Bem-Vindo ao meu site. FELIZ 2024. Este site é direcionado ao Radioamadorismo, e Mensagens de otimismo. Espero que vocês gostem. Para que possamos aprimorar mais ainda nosso site, deixe um comentario no final de cada postagem , lá embaixo: ⇩ . Obrigado... Edivaldo PY4BO
Clique aqui: Para ouvir a radio Teófilo Otoni AM

quinta-feira, 12 de abril de 2012

codigo Q




O Código "Q" é uma combinação de três letras começando com a letra "Q" e que são utilizadas na radiocomunicação. Inicialmente foram adotadas para transmissão em Código Morse como forma de facilitar os contatos. . Os grupos de QOA a QQZ são reservados ao serviço marítimo. Os grupos de QAA a QNZ são reservados para o serviço aeronáutico. .
CÓDIGO SIGNIFICADO:
  1. QRA Como se chama a sua estação ?
  2. QRB A que distância aproximada está de minha estação ?
  3. QRC Quem se encarrega de pagar as contas ou taxas de sua estação ?
  4. QRD Onde você vai... e de onde vem ?
  5. QRE Qual a hora estimada de chegada ?
  6. QRF Regresse a... ( lugar )
  7. QRG Qual é a freqüência utilizada ?
  8. QRH Minha freqüência varia ?
  9. QRI Qual é a tonalidade de minha emissão ?
  10. QRJ Quantas conferências (ligações) radiotelefônicas tens para despachar ?
  11. QRK Qual a clareza dos meus sinais ?
  • 1 - Ruim
  • 2 - Pobre
  • 3 - Razoável
  • 4 - Boa
  • 5 - Excelente
  1. QRL Estou ocupado ?
  2. QRM Você está sofrendo interferência ?
  3. QRN As condições atmosféricas estão perturbando (Estática) ?
  • 1 - Não existe
  • 2 - Ligeiramente
  • 3 – Moderadamente
  • 4 - Consideravelmente
  • 5 - Extremamente
  1. QRO Devo aumentar a potência de transmissão ?
  2. QRP Devo diminuir a potência de transmissão ?
  3. QRQ Devo transmitir mais depressa ?
  4. QRR Você está preparado para operação automática ?
  5. QRS Devo transmitir mais devagar ?
  6. QRT Devo cessar a transmissão ?
  7. QRU Tem algo para mim ?
  8. QRV Você está preparado ?
  9. QRW Devo avisar a... que você o chama na freqüência de...
  10. QRX Quando me chamará novamente ?
  11. QRY Qual a minha ordem de vez ?
  12. QRZ Quem me chama ?
  13. QSA Qual a intensidade de meus sinais ?
  • 1 - Apenas perceptível
  • 2 - Fraca
  • 3 - Bastante boa
  • 4 - Boa
  • 5 - Ótima
  1. QSB A intensidade de meus sinais varia ?
  2. QSC Seu barco é de carga ?
  3. QSD É defeituosa minha manipulação ?
  4. QSE Qual o local estimado da deriva da embarcação o ou dispositivo de salvamento ?
  5. QSF Você efetuou o salvamento ?
  6. QSG Devo transmitir... telegramas de uma vez ?
  7. QSH Você pode retornar usando o equipamento radiogoniométrico ?
  8. QSI Não há possibilidade de interromper sua transmissão (só resposta).
  9. QSJ Quanto devo pagar. Qual a taxa a ser cobrada para...?
  10. QSK Pode escutar-me entre seus sinais ? Caso afirmativo pode interromper-me.
  11. QSL Pode acusar recebimento (entendido) ?
  12. QSM Devo repetir a mensagem anterior ?
  13. QSN Você me ouviu (indicativo de chamada) em ...kHz (ou MHz) ?
  14. QSO Comunicar-se diretamente com ...
  15. QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...?
  16. QSQ Tem médico a bordo ou Fulano está a bordo ?
  17. QSR Tenho que repetir a chamada na freqüência de chamada ?
  18. QSS Que freqüência de trabalho você utiliza ?
  19. QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência ?
  20. QSV Devo transmitir uma seqüência "V" nesta freqüência
  21. QSW Queres transmitir nesta freqüência ?
  22. QSX Queres escutar a ... (indicativo de chamada) em kHz (ou MHz) ?
  23. QSY Tenho que passar a transmitir em outra freqüência ?
  24. QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo várias vezes ?
  25. QTA Devo anular a mensagem número...?
  26. QTB Você está de acordo com minha contagem de palavras ?
  27. QTC Quantas mensagens tens por transmitir ?
  28. QTD O que recolheu o barco de salvamento ou a aeronave de salvamento ?
  • 1 - número de sobreviventes
  • 2 - restos de naufrágio
  • 3 - número de cadáveres
  1. QTE Qual é a minha marcação verdadeira (coordenadas geográficas) com relação a você ?
  2. QTF Quer indicar-me a situação de minha estação com relação as marcações tomadas pelas estações radiogoniométricas que você controla ?
  3. QTG Quer transmitir 2 traços de 10 segundos cada um seguido de seu indicativo de chamada ?
  4. QTH Qual a sua posição em latitude e longitude (endereço) ?
  5. QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO com correção do declínio magnético ?
  6. QTJ Qual é a sua velocidade (velocidade do navio ou aeronave, com relação à água ou ar) ?
  7. QTK Qual é a velocidade de sua embarcação ou aeronave com relação à superfície da terra ?
  8. QTL Qual é o seu rumo VERDADEIRO ?
  9. QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO ?
  10. QTN A que horas saiu de... (lugar) ?
  11. QTO Já saiu da Baía ou Porto, (ou já decolou) ?
  12. QTP Vai entrar na Baía ou Porto (ou pousar) ?
  13. QTQ Pode comunicar-se com minha estação por meio de Código Internacional de sinais ?
  14. QTR Qual a hora certa ?
  15. QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada durante .... minutos agora ou às .... horas, em kHz ou MHz a fim de que sua freqüência possa ser medida ?
  16. QTT O sinal de identificação que segue se sobrepõe a outra emissão ?
  17. QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação ?
  18. QTV Devo escutar você na freqüência de ... kHz ou MHz de... às ... horas ?
  19. QTW Como se encontram os sobreviventes ?
  20. QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo, até que o avise ou até às ... horas ?
  21. QTY Você se dirige ao local de sinistro. Caso afirmativo, quando espera chegar ?
  22. QTZ Você continua a busca ?
  23. QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada) ?
  24. QUB Pode dar-me, na ordem que se segue, informações sobre: visibilidade, altura das nuvens, direção e velocidade do vento de superfície em ...(lugar de observação) ?
  25. QUC Qual é o número (ou outra indicação) da minha última mensagem ou de (indicativo de chamada) que recebeu ?
  26. QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por...(indicativo de chamada da estação móvel) ?
  27. QUE Pode fazer uso da telefonia ... (idioma) por meio de um intérprete caso necessário, em qual freqüência ?
  28. QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ...(indicativo de chamada da estação móvel) ?
  29. QUG Será forçado a pousar, (amerissar -- aterrissar -- atracar) ?
  30. QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar ?
  31. QUI Suas luzes de navegação estão acesas ?
  32. QUJ Quer indicar a proa verdadeira (rumo) que devo seguir para dirigir-me em sua direção (ou na direção de ...) ?
  33. QUK Pode me informar as condições do mar em... (lugar ou coordenadas) ?
  34. QUL Pode me informar as vagas observadas em... ( lugar ou coordenadas ) ?
  35. QUM Posso recomeçar o tráfego normal ?
  36. QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas (ou nas proximidades de latitude ... e longitude...), que indiquem sua posição, rumo VERDADEIRO e velocidade.
  37. QUO Devo efetuar busca de ...
  • 1 - Aeronave
  • 2 - Navio
  • 3 - Barco salva-vidas,
nas proximidades da latitude... longitude... (ou de acordo com qualquer outra indicação) ?
  1. QUP Quer indicar-me sua posição por meio de...
  • 1 - Refletores
  • 2 - Rastro de fumaça
  • 3 - Sinais pirotécnicos
  1. QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível, e, caso ouça ou aviste um aeronave, dirigir meu facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso ?
  2. QUR Os sobreviventes...
  • 1 - Receberam salva-vidas ?
  • 2 - Foram recolhidos por embarcação de salvamento ?
  • 3 - Foram encontrados pela unidade de salvamento de terra ?
  1. QUS Avistou os sobreviventes ou os destroços ? Em caso afirmativo, em que posição ?
  2. QUT O local do acidente já foi marcado ?
  3. QUU Quer que dirija o navio ou aeronave para minha posição ?
  4. QUW Você está na zona de exploração indicada como... (símbolo ou local zona - latitude e longitude) ?
  5. QUY Existe marcação da posição da embarcação de salvamento ?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Seja Benvindo, deixe seu comentário:

    Recebi este Diploma em 24/09/2013 conforme abaixo: Olá caro amigo Edivaldo PY4BO! É com grande satisfação que enviamos a você um Diploma da AmBrasil, parabenizando pela presença na conferência. Forte 73 Administradores da AmBrasil
    Clique aqui e conheça a Conferencia Ambrasil
    AEROPORTO MINIATURIZADO - INCRÍVEL! Edivaldo Silva PY4BO
    Local do lançamento: IPMet - Campus da UNESP - Bauru - SP (Google Maps) Latitude: -22.3579° Longitude: -49.0277° Altitude: 620m - Grid Locator: GG57LP CRAM TV 17 - Projeto Ícaro ZW2WEB Publicado em 30/04/2012 por PY2JF Cobertura completa do lançamento do balão metereológico do Ipmet que levou o Projeto Ícaro ZW2WEB. Entrevistas exclusivas com os radioamadores PU2MWD - Edson, PY2UEP - Demilson e PY2GN - William. Depois do lançamento em Bauru, viajamos mais de 100Km para documentar o trabalho dos escoteiros no "Controle da Missão" em Pardinho - SP.
    CARTÃO QSL PY4BO
    Formulário de requerimento: Serviço 400 - RádioAmador Clique aqui
    Formulário de requerimento: Serviço 302 - Rádio Cidadão Clique aqui
    Para Maiores Informaçoes, entre em contato com endereço abaixo, da LABRE -MG
    Site: http://www.labremg.xpg.com.br Blog: http://labremg.blogspot.com e-mail:labremg2010@gmail.com Avenida Raja Gabaglia, 2121 - Fone (31) 3309-1721- CEP. 30.350-540 - B. SANTA LÚCIA -BELO HORIZONTE – MG
    Sugestoes ou criticas: Fale Conosco

    Nome:

    E-Mail:

    Assunto:

    Mensagem: